Mudanças para declarante do Imposto de Renda em 2010

A principal mudança no preenchimento da declaração do Imposto de Renda neste ano são as deduções com dependentes. Agora, o contribuinte terá um campo específico para informar se os gastos com educação ou as despesas médicas foram feitos pelo contribuinte ou por dependentes, como por exemplo, os filhos.
Até o ano passado, as deduções já tinham que ser especificadas na declaração, por meio do CPF. A diferença é que no novo formulário o contribuinte terá que informar por escrito para quem foram os gastos, como por exemplo, consultas médicas.


De acordo com Joaquim Adir, o supervisor nacional do Imposto de Renda, o programa terá balões explicativos que ajudarão o contribuinte. Com os novos campos, o número das declarações retidas em malha deve diminuir. Só no ano passado, 1 milhão ficaram nesta situação.
A entrega das declarações começará a ser feita no dia 1º de março e vai até 30 de abril. Estão isentos os brasileiros que tiveram rendimentos de até R$ 17.215,08 no ano passado. Caso o contribuinte atrase o envio das informações, a multa varia entre R$ 165,74 e 20% do imposto sobre a renda.

0 comentários:

 
©2009 Seabra Viva! Notícias | by TNB